Visão Geral

O Programa de Iniciação Científica da UEFS tem por objetivos:

Despertar a vocação científica, incentivar e desenvolver talentos para a pesquisa entre estudantes de graduação, orientados por docentes/pesquisadores atuantes e qualificados, mediante a participação em projetos de pesquisa reconhecidos pelo mérito científico e pela excelência de seus resultados.

Contribuir de forma decisiva para a formação de recursos humanos para a pesquisa, incluindo os beneficiários de políticas de ações afirmativas para o ingresso no ensino Superior, reduzindo o tempo médio de permanência dos estudantes na pós-graduação, consequentemente, reduzindo o tempo médio de titulação de mestres e doutores.

Estimular a consolidação de uma política de pesquisa para a iniciação científica no âmbito dos cursos de graduação da UEFS, reforçando a integração entre graduação e pós-graduação.

Incentivar docentes/pesquisadores a integrarem os estudantes de graduação nas atividades de iniciação científica, estimulando a produção científica, colaborando para a consolidação de grupos de pesquisa existentes e o fortalecimento de grupos emergentes.

Contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.

 

O Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UEFS tem por objetivos:

Incentivar e desenvolver talentos para a pesquisa aplicada, mediante a participação em projetos de pesquisa aplicada com desenvolvimento de novos produtos, processos inovadores ou novas tecnologias, reconhecidos pelo mérito e pela importância de seus resultados.

Contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Estimular a consolidação de uma política de pesquisa para a iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação no âmbito dos cursos de graduação da UEFS, reforçando a aproximação entre pesquisa aplicada e as demandas sociais por novas tecnologias, produtos ou processos inovadores.

Incentivar docentes/pesquisadores/inventores a integrarem os estudantes de graduação nas atividades de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação, estimulando a produção tecnológica e a criação de processos de manufatura, dessa forma, colaborando para a consolidação da pesquisa aplicada e do desenvolvimento tecnológico na UEFS.

Contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País.

Contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .